A Praça do Comércio, também conhecida por Terreiro do Paço, situa-se na Baixa de Lisboa, junto ao rio Tejo e é um dos locais mais emblemáticos de Lisboa e de visita imprescindível.

A zona do Paço da Ribeira onde se situava o palácio real, à época dos Descobrimentos nos séculos XV e XVI era o principal centro da vida dos lisboetas e a saída da cidade para o mar. Após o terramoto de 1755 foi reconstruída a pedido do Marquês de Pombal, à luz dos modelos culturais e artísticos do Iluminismo para ser o centro administrativo e central da cidade.

A entrada para a praça faz-se através do Arco Triunfal da Rua Augusta, onde pode contemplar na sua parte superior as esculturas de Célestin Anatole Calmels onde a Glória coroa o Génio e o Valor, e na parte inferior esculturas de Vítor Bastos que representam Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e o Marquês de Pombal. No centro da praça aproveite para contemplar a estátua de D. José I.

Atualmente, a Praça do Comércio é utilizada para eventos culturais, espetáculos esporádicos e festas de passagens de ano.

Na praça está localizado um centro de informação para os turistas, o museu Lisboa Story Centre, que oferece ao visitante uma experiência lúdica e interactiva, uma viagem no tempo e no espaço sobre a história que moldou a cidade.

Também aqui podemos encontrar o mais antigo café-restaurante de Lisboa, o Martinho da Arcada, uma pousada histórica e diversos restaurantes e cafés com esplanadas onde pode repousar e deliciar-se com a gastronomia regional.

Contacte-nos Agora

Form_Turismo
(*) CAMPOS DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO. Os dados desta mensagem apenas serão mantidos durante o período de tratamento da sua questão e prestação do serviço associado.

Comente Este Artigo